top of page

Matéria para Revista Elite Vale - Frustrações




A Psicóloga Gabriela Marini escreveu uma matéria sobre frustrações para a revista Elite Vale. Acompanhe através do link: http://www.elitevale.com.br/materias/frustracoes/

FRUSTRAÇÕES

As frustrações ocorrem todos os dias em nossas vidas mas é muito importante saber se na maior parte das vezes elas são causadas por terceiros ou se o seu próprio comportamento está contribuindo para um maior envolvimento neste tipo de situação.

A frustração é um estado emocional que ocorre após a interrupção de um comportamento motivado, ou seja, houve um bloqueio que impediu a pessoa de realizar uma meta ou objetivo. Esse sentimento leva a um desânimo e incômodo, afinal, costuma criar obstáculos para que a pessoa realize o que gostaria.

Ao mesmo tempo, sentir-se frustrado é essencial para o desenvolvimento da nossa mente. A partir das experiências frustradas é possível aprender, crescer e criar novas formas funcionais de interagir com o mundo.

Desde crianças já vamos vivenciando diversas situações de relacionamentos que vão nos ensinando a criar a forma como nos comportamos na proxima oportunidade com a mesma situação.

Enquanto estamos seguros, confortáveis dentro das experiências que já conhecemos, não aprendemos como lidar com as adversidades e superar os erros.

Crianças que são protegidas constantemente de situações frustrantes acabam tendo maiores dificuldades na sua vida futura para superar os momentos em que as coisas não saem como o esperado. Por isso os psicólogos orientam aos pais que permitam aos seus filhos se frustrarem.

A frustração pode nos gerar outros sentimentos como a impotência, falta de motivação e a baixa autoestima.

Esses sentimentos acabam gerando o medo de tentar novamente, de arriscar, de projetar os sonhos mais longe e realizar cada ação para conquistá-los.

Esse ciclo ainda pode gerar ansiedade, o estresse e a impaciência causando um desconforto constante na vida da pessoa.

Dicas para superar a frustração

• Busque entender primeiro claramente as causas das suas frustrações, assim você pode determinar quais delas podem ser alteradas. O que eu preciso mudar na minha vida para evitar essa situação? O que depende de mim e o que depende do outro? • Não fique se lamentando. Isso só reforça a frustração, evite esses pensamentos. • Quando ACEITAMOS a realidade dos fatos, acreditamos em nossa capacidade de realização e AGIMOS, a frustração é substituída pela força de resiliência. • Tente olhar o lado positivo da situação e transformá-la em aprendizado e motivação, um obstáculo a ser enfrentado. Se você está com dificuldades para enfrentar constantes frustrações em sua vida ou lidar com sentimentos causados por ela, busque alternativas de apoio profissional como, por exemplo, a ajuda de um psicólogo.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page